Classificação: quais os tipos de dependência de tecnologia?

Existem várias maneiras de tentarmos entender os tipos de dependência de tecnologia existentes, e todas têm o objetivo de facilitar e aprofundar o estudo sobre esse fenômeno. Obviamente não faz sentido pensarmos que dependência de tecnologia é tudo a mesma coisa, pois as tecnologias são muito diferentes entre si e as pessoas são mais diferentes ainda.

No início o foco estava nos aparelhos utilizados, e se falava bastante em dependência dos computadores e dos videogames. A internet mudou bastante esse cenário, na medida em que se transformou no principal motivo do uso dos computadores e passou a permitir que os usuários também jogassem online com outras pessoas. Em função disso, dependência de internet foi por muito tempo a expressão mais utilizada tanto na imprensa leiga, como na literatura científica.

Atualmente o mais utilizado é estabelecer subtipos de dependência de tecnologia de acordo com as diferentes opções de uso que ela proporciona. Aqui abordaremos as duas atividades que mais estão relacionadas a comportamento de dependência, que são os jogos eletrônicos e as redes sociais. Diferenciar esses fenômenos é importante, pois a compreensão de suas motivações pode ser totalmente diferente, assim como o modo de abordá-los.

Jogos Eletrônicos

Os jogos eletrônicos são hoje o principal motivo pelo qual adolescentes masculinos fazem um uso problemático da internet, sendo por isso fonte… [+]

Redes Sociais

As redes sociais têm se tornado parte da vida de relação da maioria dos usuários de internet e são responsáveis por mais de 60% do tráfego de… [+]