Problemas circulatórios

O sedentarismo, propiciado por horas seguidas em frente ao computador e ao videogame, pode desencadear diversos problemas de saúde. Alguns deles são os problemas cardiovasculares, que podem ter origem nos maus hábitos iniciados já na infância.

Para que a circulação do sangue ocorra de forma adequada, contamos com a contração muscular, que é o que estimula o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo, como as pernas. Se ficamos muito tempo sentados, como em uma longa viagem ou em longas partidas de videogame, os músculos ficam relaxados, sem fazer as contrações necessárias para estimular o fluxo sanguíneo (retorno venoso). Esta inatividade circulatória favorece a formação de trombos (coágulos de sangue), os quais estão relacionados com diversas doenças, como tromboflebite, tromboembolismo pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, o sedentarismo desencadeia obesidade, que está relacionada à hipertensão arterial sistêmica e à formação de ateromas (placas de gordura que se depositam na parede interna dos vasos sanguíneos e os obstruem, causando lesões isquêmicas como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral isquêmico).

Quando há suspeita de algum destes problemas, um especialista deve ser consultado. De qualquer forma, sabe-se que a prática regular de atividades físicas e alimentação adequada devem ser estimuladas como prevenção destes e outros problemas.