Obesidade e sedentarismo

A obesidade é considerada uma epidemia do século XXI e afeta crianças, adolescentes e adultos. As causas são, principalmente, as mudanças no padrão alimentar, com aumento da ingestão de alimentos calóricos (doces, salgadinhos e lanches rápidos) e a redução de nutrientes essenciais (frutas, verduras), associados à inatividade física.

O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer), o que é agravado ainda mais pelo sedentarismo. Ainda, por mais contraditório que possa parecer, a obesidade pode ocorrer junto com um quadro de desnutrição, em função de uma dieta pobre em vitaminas e minerais.

O ato de jogar games é tradicionalmente uma atividade sedentária. Contudo, provavelmente a maioria das situações passa pela troca de atividades físicas saudáveis, como esportes e brincadeiras ativas, por ficar sentado na frente do jogo. Assim, não há gasto de energia suficiente para evitar o aumento de peso. Em alguns casos pode até haver uma relação direta com a obesidade, na medida em que ao jogar a pessoa se sinta mais ansiosa ou irritada e isso acabe levando a um comportamento alimentar mais compulsivo e desregrado.