Exaustão e morte

Exaustão e morte são literalmente os resultados mais trágicos que podem ocorrer com o abuso e dependência de tecnologias. Embora sejam situações muito raras, não são impossíveis. Atualmente já foram relatados diversos casos de jogadores compulsivos que fizeram um uso tão intenso desses jogos que os levou à exaustão física e posteriormente à morte.

Todos os casos estavam associados com a presença de algum outro transtorno psiquiátrico (além da dependência comportamental do jogo) ou de alguma doença clínica previamente não diagnosticados.

Os relatos de morte devido à exaustão de jogadores (de Starcraft, World of Warcraft e Diablo III) ocorreram pelo fato da pessoa ficar inúmeras horas ininterruptas jogando, sem tomar água, sem comer, sem dormir e sem ir ao banheiro. Esses comportamentos colocam o corpo num estado de estresse muito elevado, que pode funcionar como um gatilho de outras condições médicas que a pessoa poderia não saber que tinha e, assim, acabar descobrindo da pior forma possível. São exemplos disso as mortes decorrentes de ataque cardíaco durante um episódio de jogo compulsivo, ou decorrentes de um acidente vascular cerebral isquêmico, devido à criação de trombos vasculares por ficar sentado muito tempo.