Distúrbios do sono

O sono é muito importante para uma vida saudável, pois é o responsável pelo nosso reestabelecimento físico e mental. A má qualidade de sono pode causar diminuição de motivação, concentração e memória, aumento da sonolência e alterações de humor. Estudos mostram que dormir pouco aumenta o risco de transtornos mentais

É importante que o período de dormir seja à noite, porque o sono depende do ritmo biológico (sincronizado com o dia e a noite, com o claro e o escuro). A melatonina, que é um dos hormônios que regulam o ritmo biológico, é liberada durante o sono. No caso do computador e do vídeo game, a intensidade, a variação e o horário das luzes emitidas pelos aparelhos desregulam no organismo a liberação normal de melatonina, alterando a qualidade do sono. Nesses casos, o ideal é utilizar os tecnológicos durante o dia, evitando seu uso prolongado à noite.

A necessidade do sono varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com a faixa etária. Geralmente sete a oito horas de sono por noite são suficientes, mas na adolescência é muito comum que se precise de um pouco mais do que isso. A diminuição do tempo do sono está relacionada com o aumento de peso e, consequentemente, com o surgimento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial). Isto acontece porque, durante o sono, nosso organismo produz um hormônio chamado de Leptina, que regula a sensação de fome. A falta de qualidade do sono parece ter efeito tanto no apetite quanto no gasto energético.