Irritabilidade

A capacidade de se irritar é uma característica inata do ser humano. Entretanto, quando esta capacidade fica muito acentuada, o indivíduo pode reagir de forma excessiva em determinadas situações. Em alguns casos, tal reação pode se manifestar de forma agressiva (verbal ou até mesmo fisicamente) e pode interferir de forma significativa na vida da pessoa e de quem convive com ela.

Neste sentido, a Internet pode servir como um escape quando a irritabilidade e a agressividade se tornam excessivas. Os jogos violentos são bastante usados nestes casos, pois a pessoa pode expressar ali sentimentos e pensamentos que não seriam muito bem tolerados em outros ambientes.

A irritabilidade aumentada é sintoma comum de alguns transtornos psiquiátricos, como depressão e transtorno bipolar, os quais sabidamente estão relacionados com o uso abusivo e a dependência de Internet.

Além disso, a irritabilidade aumentada também pode ser considerada um sintoma da dependência de Internet, uma vez que pode fazer parte da síndrome de abstinência (conjunto de manifestações físicas e psíquicas que decorrem da suspensão do uso de uma substância ou de um comportamento). Desta forma, a irritabilidade excessiva pode ser um sinal de alerta para algo que não esteja bem.