Jogos mais utilizados

Minecraft
O Minecraft permite a construção do mundo com blocos de material virtual, semelhantes aos blocos de Lego. Atualmente é um dos jogos distribuídos de forma digital mais vendidos no mundo. Pode ser jogado de forma individual ou com múltiplos jogadores pagantes através de um IP, de maneira online ou offline. Através da exploração, o jogador coleta recursos (ferro, madeira, ouro e diamantes) para construir pequenos itens com os quais produzirá seu próprio abrigo, indispensável para a sobrevivência do avatar (seu personagem). O sistema de dia e noite faz com que criaturas perigosas se escondam para atacar durante a noite. O jogo em si não coloca como ponto central a construção de grandes e elaboradas estruturas, mas leva o jogador rapidamente a este propósito. Foi criado em 2009 e considerado um dos melhores jogos independentes em 2010. É recomendado para crianças a partir dos sete anos.


World of Warcraft

O World of Warcraft, também conhecido como WoW, é um MMORPG de ação e aventura, jogado online (no computador) por mais de 10 milhões de jogadores no mundo inteiro. O jogo se passa num mundo imaginário chamado Azeroth, onde cada jogador pode utilizar um ou vários personagens, que têm habilidades e poderes distintos.  Os jogadores podem explorar ambientes, formar alianças, e completar missões para aumentar o nível de seu personagem, ganhando poderes adicionais e armamentos melhores ao longo do caminho. É jogado preferencialmente em equipe para que se tenha maior capacidade de realizar as missões. Existe bastante interação entre os jogadores e a trama é muito rica, assim como os cenários em que se realizam as ações. Exige bastante dedicação dos jogadores para que se siga avançando e praticamente não tem fim, o que torna o envolvimento com o jogo bastante intenso. Não é recomendado para menores de 13 anos.


League of Legends

Também conhecido como LoL, é um jogo online que combina elementos de RPG e de estratégia, e conta com mais de 11,5 milhões de usuários ativos. Os jogos são formados pela disputa entre duas equipes, cada uma com três ou cinco jogadores. Os usuários controlam heróis que possuem habilidades especiais e que devem se unir para destruir a base inimiga. Cada equipe começa numa ponta do mapa e pelo caminho os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível. Na medida em que vão matando inimigos, é possível conseguir mais dinheiro para comprar itens e assim fortalecer seu personagem. O jogo é adquirido por meio de download para Windows e não é recomendado para menores de 13 anos.


Grand Theft Auto

O GTA é certamente um dos jogos mais polêmicos dos últimos tempos. É um jogo de conteúdo violento e relacionado a crimes, que se joga visualizando o personagem na tela (terceira pessoa), estando conectado ou não a Internet. É desenvolvido para computador, PlayStation3 e X-BOX e atualmente encontra-se em sua quarta versão, prestes a ter o lançamento da quinta versão em 2013. O personagem principal do jogo é sempre um criminoso que precisa vencer os demais grupos criminosos na disputa pelo domínio do crime da cidade onde a ação se passa. É altamente atrativo para o adolescente e até para as crianças, mesmo sendo recomendado apenas para maiores de 18 anos. Seu ponto forte de atração passa pela liberdade de interação que o personagem possui com o ambiente, podendo dirigir carros, motos, aviões, helicópteros, utilizar armamento pesado, pular de paraquedas, além de executar diversas ações violentas. É um jogo que já recebeu proibições judiciais em alguns países e no Brasil só é permitido para maiores de 18 anos.


Bully

O nome do jogo se refere tanto ao personagem principal quanto aos outros personagens do jogo que são Bullies (ou valentões na tradução para o Português). É um jogo de conteúdo violento com diversas características iguais ao GTA (liberdade de ação no cenário, personagem envolvido em problemas de conduta), contudo em uma versão adolescente. O personagem não comete crimes no mundo adulto (o jogo não contém cenas de morte, diferentemente do GTA), mas dentro do mundo de uma escola interna. É um jogo offline, em terceira pessoa, desenvolvido para computador, Nintendo Wii, PlayStation2 e é recomendado para maiores de 13 anos de idade. Trata da história de Jimmy que é levado a uma escola interna e que logo já se depara com outros Bullies e inicia sua trajetória dentro de várias missões do jogo com o objetivo de se tornar liderança entre os alunos do colégio. Jimmy se envolve em lutas, utiliza estilingue (ao invés de armamento como no GTA), prepara e joga bombas de mau cheiro e mata aulas. Apesar de receber uma indicação de apropriado para menores, os pais devem estar cientes do conteúdo do jogo.


Call of Duty series

Call of Duty é uma série de jogos de tiro disponíveis tanto para computador como para videogames (inclusive para os portáteis). Jogados em primeira pessoa, são ambientados na Segunda Guerra Mundial ou em conflitos mais recentes. É atualmente a série de jogos eletrônicos mais rentável da história. A maioria das batalhas é baseada em conflitos reais, tem incrível realismo e proporciona ótima jogabilidade. Os jogadores usam uma grande variedade de armas, como pistolas, fuzis, metralhadoras e explosivos, para ferir e matar os inimigos. Os combates podem ter poças de sangue e amputações de partes do corpo. A grande maioria dos jogos da série não é recomendada para menores de 18 anos.


Assassin’s Creed

Este é um jogo para videogame, computador e também para smartphones. É uma série de jogos sobre a batalha entre assassinos e templários ao longo da história, como a Terceira Cruzada da Terra Santa, o Renascimento, e a Revolução Americana. O objetivo é impedir que os Templários instaurem sua Nova Ordem Mundial. O jogo tem bastante palavras e conteúdos violentos, sendo que o jogador tem que matar pessoas com uma faca cortando-lhes a garganta (com cenas com derramamento de sangue) para poder realizar cada tarefa. É uma ficção histórica de ação e aventura. Não é indicado para menores de 17 anos.


Pro Evolution Soccer (PES)

É um game de classificação etária livre que simula partidas de futebol em que os jogadores controlam os times e participam de campeonatos internacionais. O Pro Evolution Soccer 2013 é a décima segunda edição da série Pro Evolution Soccer desenvolvido e publicado pela Konami. Como nas versões anteriores do jogo, o PES 2013 tem como destaque a UEFA Champions League, UEFA Europa League, UEFA Super Cup e o maior torneio das Américas, a Copa Santander Libertadores.


FIFA

É uma plataforma que simula partidas de futebol e campeonatos entre eles. Neste estão incluídos todos os times brasileiros da primeira divisão e os principais times do futebol mundial. O FIFA Soccer é uma das franquias de jogos de futebol de maior sucesso em todo o mundo, e é atualizado anualmente. Esse jogo do gênero esportivo possui as licenças da Federação Internacional de Futebol e da Federação Internacional de Jogadores para utilizar os nomes dos esportistas e os emblemas dos times e seleções, o que aumenta bastante o realismo do jogo. Sua classificação etária é livre.


Counter Strike

Counter Strike (também abreviado por CS) é um popular jogo de computador considerado por muitos o mais famoso game de tiro online em primeira pessoa da atualidade. Foi um dos responsáveis pela massificação dos jogos por rede no início do século, sendo considerado o grande responsável pela popularização das lan houses no mundo. O jogo promove um trabalho em equipe e permite que o usuário personalize completamente a sua experiência, comprando armas e equipamentos e selecionando a aparência do seu jogador. Existem várias formas de jogar Counter-Strike. Em todas elas, há duas equipes (terroristas e contraterroristas) que buscam atingir seus objetivos, plantando ou desmontando explosivos, resgatando reféns ou simplesmente contra-atacando o inimigo. O jogador e sua equipe ganham dinheiro a cada vez que matam um inimigo ou completam uma tarefa; esse dinheiro poderá ser utilizado para adquirir novas e melhores armas, equipamentos individuais, granadas, e assim por diante. Há uma lista grande de armas que estão divididas em pistolas, escopetas, submetralhadoras e rifles e metralhadoras. Pela extrema violência, não é recomendado para menores de 18 anos.


Diablo

Diablo é uma série de jogos para computador estilo Action RPG, ambientado em uma Idade Média fictícia. O objetivo do primeiro jogo da série é acabar com o mal disseminado pelo Diablo, o Senhor do Terror. O jogador pode escolher entre três personagens, cujas características se diferenciam e se adequam conforme a demanda estratégica do jogo. O personagem vai ganhando pontos conforme mata os inimigos. Pode ser jogado de forma multiplayer. Tem cenas de sangue, e violência. Sua indicação etária é para maiores de 17 anos.


The Sims

The Sims é uma série de jogos em que cada jogador cria seu personagem atribuindo-lhe características de acordo com a sua vontade. A partir daí, uma vida é simulada, com diversos aspectos reais. O ambiente, a casa, a profissão, as interações sociais e tantos outros aspectos podem ser reproduzidos com elevada semelhança em relação à vida real, e, por isso, é considerado um jogo de simulação. The Sims é um jogo sem fim, cujo objetivo é administrar a vida do personagem criado pelo jogador em diversos quesitos. Pode ser jogado offline ou online, quando a interação com outros jogadores/personagens é possível. Está disponível para PC, Mac, Smartphones, PlayStation, Nintendo. Não é indicado para menores de 13 anos.


Club Penguin

O Club Penguin foi criado para jogadores de 6 a 14 anos, mas é aberto a todas as idades. É um mundo virtual coberto de neve onde todos assumem a forma de avatares-pinguins coloridosas. Os usuários podem conversar, mandar cartões com mensagens, usar emoticons ou escolher dentre uma série de ações pré-definidas, como acenar ou dançar. É possível ainda participar de festas temáticas e eventos especiais, adotar animais de estimação e jogar alguns jogos para ganhar moedas virtuais, que podem ser usadas para decorar seu iglu e comprar diversas roupas para seu pinguim.


Angry Birds

Consiste em um jogo individual para ser jogado em tablets ou smarthphones no qual o jogador lança pássaros com um estilingue em direção a estruturas nas quais porquinhos estão parados. Todos os porquinhos devem ser atingidos e eliminados para que se passe para a próxima fase. É um jogo de fácil jogabilidade, sendo um dos jogos mais populares.


Temple Run

É um jogo individual, em primeira pessoa, no qual um explorador corre e tem que pular e desviar de obstáculos sem deixar que macacos demoníacos que o perseguem consigam capturá-lo. É jogado com smartphones ou tablets, pois utiliza o sistema de sensibilidade de movimento para que o jogador desvie dos objetos. Também utiliza a sensibilidade ao toque para que o mesmo pule os obstáculos.