Combinações dentro da sala de aula

Administrar telefones celulares, mp3 players e tablets dentro da sala de aula não tem sido tarefa simples para os professores. Não existem regras específicas sobre a autorização do uso ou sua total proibição que garantam o bom andamento das aulas e da aprendizagem dos alunos.

Alguns alunos conseguem fazer exercícios ouvindo música, enquanto outros se distraem facilmente com estímulos externos, prejudicando bastante seu rendimento. Dessa forma, é tarefa árdua criar regras que se apliquem a uma turma de trinta ou quarenta alunos.

O diálogo com os próprios adolescentes, para que eles possam conversar sobre quais tecnologias eles acreditam que podem ser utilizadas dentro da sala de aula, pode ajudá-los a se sentirem responsáveis por esse processo. Os alunos podem ser estimulados a fazer uma crítica sobre como se sentem quando celulares tocam em meio a uma aula, ou quando um aluno que ainda não terminou seus exercícios percebe que o seu colega está usando o tablet ou ouvindo música.

Ainda que as regras e combinações definitivas sejam dadas pela escola e seus professores, auxiliar os jovens a pensar sobre esse assunto e ouvir suas opiniões poderá facilitar para que eles se sintam responsáveis pelo bom funcionamento do grupo.